quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Chocagem dos Ovos

Chocar ovos não é uma tarefa fácil,porem extremamente necessária para que se aumente e melhore sua criação.


    A Galinha
    Peça fundamental na chocagem dos ovos,uma boa galinha garante uma eclosão de até 85%,portanto é importante ter em sua criação galinhas especialistas em chocagem.
    São normalmente galinhas leves,podendo ser utilizadas galinhas garnisés para efetuar o trabalho de choco,além de serem boas "mães",elas tem grande taxa de eclosão e não quebram os ovos.

    Chocadeira X Galinha
    Chocadeira ou galinha? Essa decisão varia conforme o seu tipo de criação.
    Quando criamos aves apenas por hobby,as galinhas dão conta do recado com perfeição.
    Quando a criação é comercial,e o foco é a venda,as chocadeiras tem a vantagem de chocarem mais ovos,apesar de terem um taxa de eclosão mais baixa,entre 60% à 70%.
    Mesmo em criações de hobby,é aconselhável que se tenha uma chocadeira,caso alguma galinha abandone o ninho,os ovos podem ser colocados na chocadeira,e assim não perder a ninhada.

    O Ninho
    Tão importante quanto a galinha,um bom ninho faz toda a diferença.
    O ninho tem o papel de armazenar os ovos,e manter a temperatura dos ovos estabilizada.
    Os ninhos são feitos de caixotes de madeira ou palha,e forrados com capim seco ou casca de arroz, em uma proporção de 1 ninho para 5 galinhas;Precisam ser de tamanho médio, para que a galinha se acomode bem dentro dele,e de fácil acesso para a ave poder entrar e sair livremente.
    Aprenda a construir ninhos, Clique aqui.

    Alguns problemas que podem ocorrer
    *Galinha abandona o ninho: 
      Quando uma galinha abandona o ninho,o mais correto a se fazer,é colocar os ovos em uma chocadeira para evitar que se perca a ninhada.Caso não tenha uma chocadeira,procure colocar os ovos em outra galinha,para que ela possa choca-los.
     *Galinha não fica no ninho:
      Existem algumas galinhas,que adoram ficar andando pelo terreiro e se esquecem que tem ovos para chocar.Neste caso,modifique o ninho,deixando ele fechado,de forma com que haja ventilação;E 2 vezes por dia,retire a galinha dele,de comida e água a ela,e volte a fecha-la.
     *Galinha quebrando ovos:
      Quando a galinha que está chocando é pesada ou por algum descuido,deixa os ovos quebrarem,deve-se retirar os ovos quebrados,e limpar o ninho.Caso o problema continue ocorrendo,interrompa a chocagem e coloque os ovos em uma chocadeira ou em outra galinha.
     *Ovos sumindo do ninho:
      Acontece de sumir ovos no ninho,o mais provável é que predadores como lagartos ou cachorros estão atacando o ninho.Mude o ninho de local,e o feche impossibilitando a entrada de predadores.

    Ovoscópio
     É de grande ajuda,fazer uma ovoscopia dos ovos antes de choca-los.
     O ovoscópio é um "aparelho" onde é possível ver se o ovo está fecundado e se esta em condições de chocagem.

     Para saber como fazer um Ovoscópio Clique Aqui.

22 comentários:

  1. Retirei os ovos do ninho para ver se estavam galados e descobri que ja estavam para formar pintinho então retornei com os ovos.O fato de ter retirado os ovos do ninho atrapalha a fecundação?
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Ola Valéria,
    A fecundação não, pois os ovos já estão fecundados.
    O que pode ocorrer, e atrapalhar a chocagem e os pintinhos não nascerem; Se você retirou os ovos somente por alguns minutos e retornou ao ninho não há problema algum.

    Obrigado,
    Jonatan

    ResponderExcluir
  3. Galinha pequena pode chocar ovo de galinhas maiores ?
    Obrg

    ResponderExcluir
  4. Sim, eu utilizo frequentemente galinhas garnisés para chocarem os ovos de indio gigante. Pois as galinhas indio são grandes e pesadas e costumam quebrar os ovos, e já as galinhas garnisés são boas chocadeiras e ótimas para cuidar dos pintinhos.

    ResponderExcluir
  5. Obrg pela resposta acima (y)
    e quantos ovos de raça maior posso colocar pra minha garnizé chocar ??

    Vlwwww

    ResponderExcluir
  6. Por nada,
    Então, depende do tamanho da garnizé, pois existem diversas raças e tamanhos, se for uma garnizé de tamanho comum (normalmente 90% das garnizés) pode se colocar até 5 ovos grandes, ou 6 ovos médios. O fator mais importante é que ela consiga acomodar todos os ovos debaixo de suas asas, sem dificuldade.

    Jonatan,
    Galinha Hoje

    ResponderExcluir
  7. Para a melhor chocagem e melhor ir retirando os ovos do ninho diariamente e colocar de volta quando a galinha ficar choca ou deixar direto no ninho?

    ResponderExcluir
  8. Tenho varias galinhas chocas. Estão acostumadas abotar os ovos em um mesmo ninho.Como faze para colocar essas galinhas em ninhos separados em outro local, colocar os ovos e fazer com que elas não abandonem o novo ninho.
    obrigado
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  9. Minha galinha colocou 12 ovos ,ela fica chocando os ovos porém muitas vezes fica andando e esquece os ovos, eu a prendi com os ovos para incentivar ,será q vai funcionar ou trm outra respostas pro meu problema !?

    ResponderExcluir
  10. Minha galinha tirou três pintinho e parece que ela está levantando de dia e a noite ela volta a deitar no ninho novamente será que perdi a ninhada ou a algo a se fazer?

    ResponderExcluir
  11. Quanto tempo a galinha pode ficar fora do ninho sem comprometer os ovos?

    ResponderExcluir
  12. Uma galinha minha está chocando, mas tem outras que botam no mesmo ninho, ocorre o risco dos ovos não nascerem pintinhos? As vezes elas botam com a galinha choca no ninho mesmo.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA QUANTO TEMPO ESTA UMA GALINHA NO CHOCO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA QUANTO TEMPO ESTA UMA GALINHA NO CHOCO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  15. boa tarde minha galinha esta colocando ovos eu deixo no ninho ou retiro e so locolo la de novo quando ela comecar a chocar

    ResponderExcluir
  16. Deitei uns ovos de Guines, quando faziam vinte dias tive que viajar e deixei minha vó cuidando da criação, ela sem saber prendeu a galinha que chocava os ovos no galinheiro, passou o dia fora do ninho, quando cheguei os ovos estavam gelados, mas mesmo assim coloquei a galinha novamente no ninho. *Vocês acham que nascem, já aconteceu isso com algum de vcs?*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí você nasceu algum pintinho? Estou com o mesmo problema. A galinha ficou fora do ninho o dia todo.

      Excluir
  17. Olá, estou criando galinhas e tenho percebido que elas não cantam após botarem como faz normalmente as galinhas; além do mais que tenho 3 tipos de diferente de raça, que pode ser ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá, retirei os ovos rapidamente para modificar o ninho de forma que ele ficasse melhor para a galinha e para os ovos, porem eu fiz isso ela estava no primeiro dia de choco, assim que terminei ela nao quis voltar para o ninho, é normal?obs: nao demorei nem 2 min!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá, sei que quando as galinhas estão chocas saem do ninho para se alimentar. Quanto tempo geralmente permanecem fora dele? Estou com uma ninhada na chocadeira (coloquei ontem á tarde) e hoje acabou a força por cerca de 50 minutos, cobri a chocadeira com cobertor para perder menos calor. Na hora que a força voltou a temperatura da chocadeira tinha abaixado cerca de 3°C. Sera que ainda nasce algo desta ninhada?
    Em casos destes de queda de energia, ja li que é pior nos primeiros dias. Existe alguma tabela com o tempo que os embriões sobrevivem em relação ao dia que estão chocando sem o aquecimento?
    Tem alguma forma sem ter um gerador de aquecer os ovos neste tempo?
    Estava preparando uma bolsa de agua quente para colocar perto deles quando a energia elétrica voltou. Isto ajudaria ou só pioraria as coisas?

    ResponderExcluir
  21. Quando o ovo inicia a incubação quanto tempo ele pode ficar sem receber calor? De forma que não mate os embriões?

    ResponderExcluir